segunda-feira, 13 de setembro de 2010

POSSÍVEIS MUDANÇAS E POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS

Segundo Pedro Demo,na escola a crianças escrevem porque tem que copiar do século XXI – tecnologia,internet – permite uma forma de aprendizado diferente.Não podemos abraçar isso de qualquer maneira, é preciso ter espírito crítico, mas não tem como ficar distante.A tecnologia vai se implantar aqui “conosco ou sem nosco”.
A escola deve se situar nas habilidades atuais e é preciso se fazer uma grande mudança que deverá começar pelo professor, porque todas essas mudanças só entram bem na escola se entrarem pelo professor – ele é a figura fundamental.Não há como substituir o professor ele é a tecnologia das tecnologias,e deve se portar como tal.
No mundo tecnológico a criança não é seqüencial. Ela faz sete,oito tarefas ao mesmo tempo – mexe na internet, escuta telefone, escuta música,manda imail, recebe imail, responde – e ainda acham que na escola ela deve apenas escutar a aula. Elas tem uma cabeça diferente. O texto impresso vai continuar, é o texto ordenado. Mas vai entrar muito mais o texto da imagem, que não é hierárquico, não é centrado, é flexível, é maleável. Ela permite a criação conjunta de algo, inclusive existe um termo interessante para isso que é “re-mix” – todos os textos da internet são re-mix, partem de outros textos. Alguns são quase cópias, outros já são muitos bons, como é um texto da wikipedia (que é um texto de enciclopédia do melhor nível).
Em relação ao internetês, não existe uma única maneira de falar, existe várias. Mas com a liberdade da internet as pessoas cometem abusos. As crianças, às vexes, sequer aprendem bem o português porque só ficam falando o internetês. Por tanto, a pedagogia precisa inventar um professsor que já venha com uma cara diferente, não só para dar aulas e que sejam tecnologicamente correto. Que mexa com as novas linguagens, que tenha blog, que participe desse mundo tecnológico – isso é fundamental.

2 comentários:

  1. Olá colega!!!
    Realmente o professor tem um papel fundamental na aprendizagem do aluno.E o seu texto retrata muito bem essa busca pela mudança usando claro as TICs.
    Abraços
    Ivana

    ResponderExcluir
  2. Muito bem colega!
    É gratificante saber que as novas tecnologias não vieram substituir os professores, mas enriquecer a sua prática pedagógica e contextualizar os conhecimentos estudados, pois dão ao professor a oportunidade de produzir seu próprio material bem como meios para ministrar as suas aulas com o material produzido, partindo da necessidade da turma a ser atendida

    ResponderExcluir