quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Conceito de Currículo eo processo de integração de Tecnologias e Currículo

Tema: “Unidade VI
Sub-tema: Ativ. 3 Conceito Currículo e TIC

CONCEITUANDO CURRÍCULO E SUA INTEGRAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS

O que é Currículo?

Currículo vem do latim curriculum (do verbo currere =correr). Refere-se tanto à proposta feita pela instituição, quanto ao caminho, ao trajeto que o discente percorre no período de sua formação escolar. Entendê-lo como um caminho, uma jornada, que tem referências, mapas, mas sempre admite mudanças, atalhos, alterações significativas de rotas. O currículo é um meio de atribuição de sentido às diversas atividades realizadas no interior da escola. È compreendido como um complexo cultural tecido por relações ideologicamente organizadas e orientadas.
Nos desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo, hoje, são inegáveis as potencialidades do uso educativo de tecnologias. Este uso traz contribuições significativas à aprendizagem quando acontece integrado a um projeto curricular com clareza da intencionalidade pedagógica voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com as tecnologias. Deste modo a integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão de sala de aula.
A tecnologia digital faz parte do currículo. Os aspectos fundamentais a enfatizar no processo de integração de tecnologias ao currículo no trabalho com projetos, é a produção colaborativa de conhecimentos. Na Pedagogia de Projetos, os fundamentos e emplicações, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar, e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. Pois o trabalho por projeto, não deve ser visto como uma opção puramente metodológica, mas como uma maneira de repensar a função social da escola.
O trabalho com projetos permite romper com as fronteiras disciplinares, favorecendo o estabelecimento de elos entre as diferentes áreas do conhecimento numa situação contextualizada da aprendizagem. A interdisciplinaridade se dá sem que haja perda da identidade das disciplinas. Por tanto, não basta aprender a operacionalização dos recursos tecnológicos, é um processo dialético no qual forma e conteúdo, tecnologia e educação, se inter-relacionam e constituem o currículo construído na ação com a intenção explícita de favorecer ao aluno a aprendizagem significativa.

5 comentários:

  1. Olá amiga, boa tarde!
    Gostei da sua reflexão, quando fala que o trabalho com projetos permite romper com as fronteiras disciplinares, favorecendo o estabelecimento de elos entre as diferentes áreas do conhecimento numa situação contextualizada da aprendizagem.

    Abraços, e até o próximo curso, espero ser breve.
    Maria Irce

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  2. Dorile eu concordo quando você diz que as tecnologias fazem parte do currículo atual. é praticamente impossível desempenharmos uma atividade satisfatória sem a devida utilização dos recursos tecnologicos. Dilvani

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  3. Netinha, somos da mesma opinião de que O trabalho com projetos permite romper com as fronteiras disciplinares, favorecendo o estabelecimento de elos entre as diferentes áreas do conhecimento numa situação contextualizada da aprendizagem.
    Elizamar

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  4. Netinha, gostei quando você disse que currículo e tecnologia se relacinam, pois estamos falando de conhecimento e aprendizagem e não dá para separar esses dois elementos.

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  5. Realmente Guilhermina, so acontecerá aprendizado se as atividades estiverem dentro do curriculo.


    Cleanes

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