quinta-feira, 7 de outubro de 2010

MEMORIAL

MEMORIAL REFLEXIVO




TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO - ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS






Participar do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC, foi um grande desafio. No início me senti completamente um peixe fora d´agua. Más, através dos momentos de socialização e reflexão e com o apoio das tutoras constantemente apoiando e orientando, fui me adaptando e descobrindo o potencial das novas tecnologias no contexto escolar e no nosso dia-dia.
As dificuldades encontradas e o pouco tempo para me dedicar às atividades propostas, levou – me a replanejar momentos de estudos dos textos sugeridos no Guia do Cursista. Proporcionou também, ter uma crítica reflexiva, para assumir essa perspectiva em que a prática pedagógica com o uso das novas tecnologias é concebida como um processo de reflexão-ação, precisamos estar capacitados para dominar os recursos tecnológicos e elaborar atividades de aplicação desses recursos escolhendo os mais adequados aos objetivos pedagógicos.
Através das atividades realizadas, possibilitou-me abrir um leque de conhecimentos pessoais e profissional quanto ao uso das mídias educacionais no contexto escolar.
Segundo (Perrenod, 1999, pág.69).” O papel da tecnologia pode ser um aliado extremamente importante, justamente porque demanda novas formas de interpretar e representar o conhecimento, incorporando à sala de aula, à escola, à vida e à sociedade tendo em vista a construção de uma cidadania democrática, participativa e responsável “.
Outros pontos relevantes que merecem destaques, foram os estudos e atividades realizadas em grupos, articulações entre áreas de conhecimento e tecnologias, reflexão sobre a prática do Projeto Político Pedagógico, os Desafios da linguagem no século XXL, Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo, criação de Blog, importância do Portal do Professor para a prática pedagógica inovadora e a socialização geral entre os cursistas e tutores.
Com certeza minha prática pedagógica não será a mesma. É possível planejar situações de ensino focado na aprendizagem, usando diferentes recursos tecnológicos que os levem à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo que resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperado no processo ensino aprendizagem.

Um comentário:

  1. Olá!

    Parabéns professora Netinha, destaco essa parte do seu memorial como o maior resultado desse curso.


    "Com certeza minha prática pedagógica não será a mesma."

    Continue inovando sempre.

    ResponderExcluir